top of page

SIGA

  • Ícone do App Instagram
  • Facebook clássico

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.

Lua de Mel na Itália - Roma

As minhas últimas férias (julho de 2015) foram na Itália e Amsterdam. Eu não viajei a Itália inteira, mas fiz do Centro, partindo de Roma, até o Norte, Milão, passando pela região da Toscana (Assis, Florença, Siena, San Gimignano e Pisa), Bolonha e Venza.

Eu vou separar os posts por localidade, porque falar de todos esses lugares em um único texto pode ficar confuso e massivo.

Comecemos por Roma.

Os italianos são extremamente parecidos com os brasileiros, um povo caloroso, adoram aproveitar a vida, tomar um chope depois do trabalho e apreciam uma boa culinária. Em Roma as ruas estão sempre cheias e não apenas de turistas.

A cidade é linda, tem lugares mais românticos e outros menos. Se você está de lua de mel, eu aconselharia a não se hospedar próximo aos pontos turísticos, porque é tudo extremamente cheio, principalmente no verão, altíssima temporada.

Na verdade, se você pretende ir para Itália de lua de mel, a minha sugestão seria que você não fosse no verão e nem na alta temporada (junho e julho). Lá é muito quente e tudo muito cheio! Eu comprei o ingresso de todos as atrações antecipado, por isso, não peguei fila, mas mesmo assim estava tudo muito lotado. E o calor?! De derreter, estilo verão no Rio de Janeiro, extremamente úmido, mas sem praia. Sinceramente, eu acho que lugares abarrotados e muito quente, com vocês suando e esgotados, não é muito romântico. Porém, isso é apenas a minha opinião, se você não tem outra época para ir e quer conhecer a Itália, vá com tudo, mas leve roupas fresquinhas e, no final, com ou sem calor, você vai se apaixonar pelo local.

Eu pesquisei diversos lugares para me hospedar em Roma e optei por Trastevere. É um bairro com diversos bares e restaurantes, uma culinária excelente, poucos turistas, por conseguinte a maioria dos frequentadores são italianos. Quando eu viajo, eu escolho onde me hospedar partindo de dois pontos, perto dos pontos turísticos ou perto da vida noturna, nesse caso eu fiquei com a segunda opção.

Trastevere fica não mais que 10 minutos do centro histórico de TRAM, uma mistura de ônibus e trem. Para os recém casados, em clima de lua de mel, eu certamente indicaria que ficassem por lá, porque durante o dia poderiam passear e conhecer todos os lugares e durante a noite, curtir o romance das cantinas italianas, com menos tumulto.

Eu fiquei em um B&B (bed and breakfast), que eu aluguei pelo Airbnb, um site onde você pode alugar apartamentos ou quartos. Se você quer economizar na hospedagem, essa é uma ótima opção, mas se você quer luxo e glamour, eu não indicaria.

Roma é um lugar onde tudo é cultura, ou seja, atração turística. Se você não quiser fazer um roteiro e apenas se perder pela cidade, com certeza verá lugares incríveis, principalmente as praças e igrejas, mas apenas tenha cuidado para não deixar de ver alguns pontos interessantes e famosos.

Como eu sou bastante organizada, preferi sair com tudo programado e pesquisado. O roteiro foi útil, mas nem sempre seguimos à risca.

Eu fiquei em Roma 4 dias, procurei muitos roteiros e fui montando o meu, por isso não estranhem se encontrarem algo parecido no universo da internet.

Antes de passar o meu roteiro, eu vou indicar pra vocês os lugares que não podem deixar de ir, na minha opinião. A Fontana de Trevi é linda, mas quando eu fui estava em obra, como diz uma amiga, “Andaime de Trevi”, espero que vocês tenham mais sorte do que eu!

Fontana di Trevi

O Vaticano, com sua energia sensacional e uma vista fantástica da cúpula da Basília de São Pedro merece, sem dúvidas, uma visita de um dia inteiro, o que inclui também o Museu do Vaticano e, obviamente, a Capela Sistina, que é de fato uma obra de arrepiar.

O Vaticano, visto do alto da Cúpula da Basílica de São Pedro

O Coliseu, o Foro Romano e o Palatino, devem estar no topo da sua lista de prioridade. É tudo muito lindo e cheio de história, principalmente, o Coliseu.

Coliseu

Dentro do Coliseu. Acervo pessoal.

O Panteão e o Monumento a Emmanuelle Vittorio II não podem ficar de fora, nem que seja uma passagem rápida.

A Piazza Navona, Piazza Venezia, a Piazza del Polpo, são praças bem bonitas e merecem atenção, sendo a primeira uma das mais belas da Itália. Da Piazza del Polpo você pode ir para a Piazza Napoleone, que tem uma vista sensacional e rende ótimas fotos.

Piazza Navona

Piazza del Polpo vista da Piazza Napoleone. Acervo pessoal.

O Campo di Fiori e as Catacumbas são sempre recomendados pelos guias, mas eu não fui!

No quesito gastronomia, que eu amo, eu costumo usar o aplicativo do Trip Advisor para achar os melhores restaurantes pertos da onde eu estiver, mas mesmo assim eu não deixo de pesquisar algumas indicações interessantes na internet. Das dicas que eu encontrei e fui conferir, a Zia Rosetta faz um sanduiche muito apetitoso com o famoso pão Rosetta por um precinho incrível (aproximadamente 5 euros), o local é pequeno, aconchegante e típico italiano, fica no bairro do Monti, próximo ao Coliseu.

O que eu não deixaria de comer em Roma? Com certeza os presuntos (comi todos os dias, independente da cidade), nhoque ao tartufo, pizzas e as azeitonas à milanesa (oliva ascolana), provar os deliciosos sorvetes e tudo isso acompanhado de um belo vinho.

Apenas tomem cuidado com os restaurantes próximos aos pontos turísticos porque normalmente tem um preço mais salgado e costumam cobrar uma taxa que não existe em nenhum outro lugar! Eu comi em restaurante na Via del Corso, no auge da minha fome, a comida era boa, mas o preço era salgadinho, o garçom ficava tentando empurrar os pratos mais caros e ao final cobraram uma taxa, salvo engano de 4 euros.

Agora eu vou mostrar para vocês o meu roteiro.

Dia1:

Início na Piazza Spagna, passando pela Villa Borguesi, até chegar na Piazzale Napoleone, onde existe um mirante com uma bela vista de Roma e da Piazza del Polpo. Na Piazza del Polpo fica a Igreja de Santa Maria del Polpo.

Segui então pela Via del Corso, uma das principais ruas de comércio de Roma. Essa rua corta a cidade e chega até o Monumento a Victtorio Emanuelle II. Parada obrigatória nesse percurso da Via del Corso é a Fontana di Trevi.

Dia2:

Eu comprei Omnia Card, que além da entrada para a Basílica de São Pedro e do Museu do Vaticano, vem com o Roma Pass, ticket para andar em todos os transportes de Roma (ônibus, tram e metrô) e entrada em 3 atrações.

Vaticano. Visitar a Necrópole do Vaticano e essa visita tem data e hora marcada (eu não consegui reservar esse passeio). A visita a Necrópole te leva para o subterrâneo da Basílica de São Pedro. Você pode ver lá as ruínas da primeira igreja e pode tentar imaginar como tudo aquilo já foi um dia. Outro ponto positivo é terminar a visita dentro da Basílica, te livrando assim da quilométrica fila parar entrar. Depois de visitar o interior da Basílica, subi até o alto da cúpula, onde temos uma vista impressionante da Praça São Pedro e de toda Roma ao redor. Museu do Vaticano. Já tinha meu horário marcado – tudo para evitar filas. O Museu do Vaticano também é belíssimo, mas nada se compara ao que você encontra no final do passeio: a Capela Sistina.

Dia3: (usar o roma pass para o Coliseu, Foro Romano e Palatino)

Coliseu (se não tiver o Roma Pass, tente comprar antecipado), Foro Romano e Palatino (a entrada no Coliseu dá direito a esses dois). No mesmo dia poderá ainda visitar o Fórum, Mercado do Trajano e a famosaBoca da Verdade, cuja história reza ser usada na Idade Média pelos maridos para saberem se as suas esposas lhes eram ou não fiéis. A caminho da Boca da Verdade (situada na igreja de Santa Maria in Comedin) poderá ainda passar pelo Circo Máximo - uma arena muito antiga usada para os jogos e entretenimento do qual sobra apenas um espaço aberto, infelizmente em ruínas.

Dia4:

Comece por visitar a Piazza Navona, uma belíssima praça dos tempos em que Roma era o "Estádio de Domiciano". Bem no centro da praça encontra a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e ao lado vários artistas que expõem e vendem os seus trabalhos. De caminho poderá visitar o Panteão, templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica. Lá estão enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello, Annibale Caracci e os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I. Visite a Basilica de San Giovanni in Laterano, catedral do bispo de Roma, isto é, do Papa e considerada a "mãe" de todas as igrejas do mundo. La encontra uma moldura cuja madeira se diz ter sido retirada da mesa que serviu a "última ceia".

Espero ter ajudado vocês um pouquinho e caso tenham qualquer dúvida, pode perguntar que eu respondo, com todo carinho.

Buon Viaggio!

bottom of page