top of page

SIGA

  • Ícone do App Instagram
  • Facebook clássico

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.

Dica #30 - Trinta Dicas para Planejar seu Casamento e Evitar Imprevistos – Parte III

Chegamos ao terceiro dia, parte III, as últimas 10 dicas! (Parte I e Parte II)

Eu tentei tornar as dicas bem amplas para que pudessem ajudar a todos os tipos de casamento, para muitos ou poucos convidados, com orçamentos menores e maiores, que fosse algo democrático.

Espero que de fato essas dicas tenham ajudado vocês e que possam deixa-las mais alertas sobre cada passo dos preparativos.

Foi muito legal poder escrever essas dicas e relembrar o meu período pré-casamento. Sim, eu cometi alguns erros que me geraram alguns prejuízos, mas nada que fosse notado pelos convidados. Eu contratei uma equipe de Open Bar e junto uns drinks de picolé, foi tudo fechado com muita antecedência e estava tudo em contrato, mas eu não mantive muito contato com os caras no decorrer do processo e acabou que os drinks foram esquecidos. Sem drinks com picolé na festa!

A ideia é que você consiga de cercar ao máximo para evitar imprevistos, mesmo quando eles são imprevisíveis!

As 10 últimas dicas:

21º - Contratação dos serviços e contratos

Muitas contratações dos fornecedores de casamento são informais, sem um contrato específico, principalmente com relação a serviços mais simples e com menos tarefas a serem cumpridas ao longo dos preparativos e no pós-casamento, como o bolo, forminhas e etc.

Sempre que estiver negociando com um fornecedor pergunte se eles têm um contrato, leia antes de fechar o negócio e efetuar qualquer parcela do pagamento. Tenha certeza que você concorda e entendeu cada cláusula.

Se o fornecedor não tiver contrato, dependendo do serviço, eu não acho necessário deixar de contratar, principalmente se for alguém conhecido do mercado, indicação de amigos ou do cerimonial, todavia, certifique-se que todos os prazos e acertos feitos estão escritos no corpo do e-mail de forma bem clara. Em caso de demanda judicial ou extrajudicial isso servirá como prova.

Jamais, nunca e de forma alguma feche um contrato por telefone ou em uma conversa, mesmo que pessoalmente, tenha tudo sempre escrito com o “aceito” de ambas as partes. Se você fez uma reunião com o profissional, chegaram ao acordo e não tem contrato para ser assinado, mande um e-mail com todos os acertos feitos e pedindo confirmação. Pronto, ai você já tem uma garantia do que foi acordado e evita qualquer desentendimento.

22º Contato com os fornecedores

Você fechou com seu maquiador com um ano e meio de antecedência e vai ficar sem contato nenhum com ele até lá? Não! Se o fornecedor tiver alguma rede social você pode ficar acompanhando o trabalho desse e ter certeza que ele não “desapareceu no mundo”.

Se você parcelou o serviço em 3 prestações, sendo uma com um ano de antecedência, outra com seis meses e a última quinze dias antes do casamento, toda vez que for efetuar o pagamento ligue para o fornecedor e certifique-se que o número telefônico é o mesmo e que a pessoa ainda está no mercado. Parece loucura isso né?! Mas ajuda muito a detectar os caloteiros! A primeira coisa que um devedor faz é mudar o telefone para parar de receber as cobranças.

Ah! E sempre peça a confirmação por escrito do recebimento de cada parcela!

Faltando uns 20 dias para o casamento encaminhe toda a lista de fornecedores para o cerimonial, pois esse é o responsável por fazer o último contato com os fornecedores antes da festa (checklist).

23º - Horário da cerimônia e da festa

Se você vai casar em uma igreja católica, normalmente é possível realizar mais de um casamento por dia, então confirme com as outras noivas o horário de entrada de cada uma para que você não fique esperando na porta a noiva anterior.

Na festa, se o local da recepção realiza mais de um evento por dia ou no final de semana, tenha certeza que haverá tempo hábil para a desmontar o evento anterior e a montagem do seu. Se houve um casamento no sábado de noite e o seu será domingo de manhã, o tempo vai ficar bem apertadinho, por isso tem que ver a disponibilidade do local e dos seus fornecedores de começarem os trabalho ainda de madrugada.

24º - Validade do casamento religioso e civil

São tantas tarefas que envolvem a organização de um casamento que as vezes os noivos esquecem das coisas mais simples, a documentação.

No Brasil existem algumas regras para que o casamento seja validado, tanto na igreja quanto no cartório e para isso são necessários alguns procedimentos.

Na igreja católica, para que o casamento religioso tenha efeito civil, a entrega dos documentos deve ocorrer com dois meses de antecedência da data marcada. Certifique-se na sua igreja quais os documentos necessários.

Quem não vai casar na igreja precisa procurar o cartório próximo a sua residência e verificar os documentos exigidos e o prazo, somente depois poderá marcar a data do civil, que poderá ser no próprio cartório em um outro lugar com a presença de um juiz de paz.

25º - Checando as regras

Eu sei que você leu o contrato quando alugou o espaço para a festa do casamento, mas já se passaram alguns meses, será que você lembra de tudo? Com a aproximação da data e o fechamento dos detalhes com o decorador, ligue ou mande um e-mail para o responsável pela casa de festas e tenha certeza que tudo que você deseja é permitido. Coisas simples, que a gente nem imagina, as vezes são proibidas como a chuva de prata, chuva de arroz, fazer furos no gramado, colocar iluminação externa e muitas outras coisas. Enfim, faça isso para evitar dor de cabeça e o pagamento de alguma multa surpresa.

26º - Priorize seus gastos

Feita a lista de convidados, já sabemos para quantas pessoas será a festa, então agora é a hora de saber como dividir os gastos, caso o seu orçamento não suporte tudo aquilo que você deseja. O que importa é comida boa e pista animada? Uma decoração cheia de orquídeas? Cadeiras chiquérrimas? Sempre sonhou com um show da Preta Gil? Servir Veuve Cliquot aos convidados? Decida o que é prioridade e planeje, se você quer um buffet maravilhoso e uma banda top, talvez o seu convite não possa ser feito com aquele papel importanto, mas um nacional muito bonito.

O que eu quero dizer é simples, veja o que você realmente se importa e priorize, as demais coisas é so ir buscando orçamentos melhores, abrir mão de um frescurinha aqui e outra ali e tudo dará certo.

27º - Contatos em caso de urgência

Chegou o dia do casamento! Nada pode dar errado e se der que não seja você a responsável por resolver nada! Serviço para o cerimonial! No entanto, a(o) cerimonialista pode precisar de um help de alguém próximo, simplesmente porque imprevistos acontecem, portanto, deixe o telefone de algum membro da família ou amigo que seja safo com o profissional, pois em caso de urgência, esse poderá ajudar a resolver.

28º - Vestido da noiva

Chegou a hora de escolher o modelito e a dica é, não vá sozinha! Você pode levar sua mãe, irmã(o) e/ou uma amiga, mas tenha certeza que uma dessas pessoas será verdadeiramente sincera com você! Muitas pessoas que nos amam, infelizmente, não conseguem dizer a verdade porque tem medo de nos magoar, então, escolha alguém que apesar de amar conseguirá ser sincera, porque é isso que a noiva precisa, dicas verdadeiras.

29º - De olho no relógio

Não é bonito e nem elegante a noiva chegar atrasada! Deixar os convidados com fome e desconfortáveis esperando não é nada legal! Portanto, noiva, seja pontual. Nós sabemos que a maioria dos brasileiros tem problemas com horário e que nenhuma noiva quer entrar com a cerimônia vazia, portanto, coloque o horário no convite com 30 minutos de antecedência, mas não atrase mais que isso, ok?! Além de deixar os convidados com fome, cede e sem muita paciência, você perderá tempo de festa!

30º - Faça a sua festa

A moda existe para nos instruir, nos dar um norte, mas ninguém é obrigado a seguir. Faça a sua festa como você sonhou, dance rock pesado se você não gosta de valsa, use flores vermelhas, mesmo quando o mundo inteiro diga que as cores do ano são rosa quartzo e azul serenity, faça uma festa que seja a cara do casal, coloque seus traços em cada detalhe, porque assim será uma celebração única, com a identidade dos noivos.

Fim!

bottom of page